Algumas Doenças dos Ossos e Músculos

Artrite

Se sentir dor e rigidez no corpo ou se tiver dificuldade em movimentar-se, é possível que tenha artrite. A maioria dos tipos de artrite provoca dor e inchaço nas articulações. As articulações são os pontos em que os ossos se encontram, como o cotovelo ou o joelho. Com o passar do tempo, uma articulação inchada pode ficar seriamente danificada. Alguns tipos de artrite também podem provocar problemas nos órgãos, como os olhos ou a pele.    

Um tipo específico de artrite, a osteoartrite, está tipicamente relacionado com o envelhecimento ou com um acidente. Outros tipos surgem quando o sistema imunitário, que normalmente protege o corpo de infecções, ataca os tecidos saudáveis. A artrite reumatóide é a mais comum. A artrite reumatóide juvenil é a forma dessa doença que ocorre em crianças. A artrite infecciosa consiste numa infecção que se propaga para uma articulação vinda de outra parte do corpo.

 

Cãibras Musculares

As cãibras musculares são contracções involuntárias ou espasmos de um ou mais mais músculos. Ocorrer tipicamente depois de fazer exercício físico ou à noite, e podem durar apenas alguns segundos ou vários minutos. É provável que a maioria das pessoas já tenha sofrido cãibras. É um problema muscular muito comum.      

As cãibras são provocadas pelo mau funcionamento dos nervos. Esse mau funcionamento pode ser consequência de um problema de saúde, como lesão coluna vertebral ou um nervo comprimido no pescoço ou coluna. Outras causas incluem:

Esgotamento físico do músculo;

Desidratação;

Falta de minerais na dieta ou esgotamento de minerais do organismo;

Insuficiente afluxo de sangue ao músculo.


As cãibras podem ser muito dolorosas. Alongar o músculo e uma massagem suave pode ajudar a aliviar a dor.

 

Ciática

É uma dor constante que inicia na região lombar (nas costas, pouco acima da cintura), passando pelas nádegas e chegando até a parte mais baixa de uma ou de ambas as pernas. Esta dor percorre todo o nervo ciático, que é o nervo mais longo do corpo.

O que causa a dor no nervo ciático?           
Quando o nervo está irritado por inflamação ou por motivos como:

·         compressão externa;

·         deslocamento de disco intervertebral

·         por hérnia de disco na coluna lombar;

·         contractura do músculo piramidal.

Quais são os sintomas frequentes da dor ciática?  
A dor ou espasmos, pinçadas, começam na região lombar e seguem pela parte profunda da perna e vão até o pé. Essa dor, que pode ser também uma queimação ou pontada e causar formigamento, redução de sensibilidade ou fraqueza nos músculos das pernas, pode começar gradualmente e aumentar à noite. Também pode ser agravada pelos movimentos.

É possível amenizar os sintomas deste problema com tratamentos naturais.
É necessária uma avaliação médica através de exame clínico, o médico tem condições de diagnosticar a doença por testes físicos, como: Lasegue, Neural ou SLR.

Os tratamentos para a dor ciática geralmente iniciam com a fisioterapia, desde as técnicas aplicadas manualmente (mobilizações articulares, Osteopatia, Maitland, Mulligan, entre outras), quanto as que o paciente é colocado em mesas de Tração Electrónica ou Flexão-descompressão.

Outros métodos, como o Pilates, musculação e acupunctura, também são muito utilizados nesses casos.          
 

Fibromialgia

A fibromialgia provoca cansaço, dores nos músculos e "pontos sensíveis". Os pontos sensíveis localizam-se no pescoço, ombros, costas, ancas, braços ou pernas. Pessoas que sofram de fibromialgia podem apresentar outros sintomas, tais como dificuldade em dormir, rigidez matinal, dor de cabeça, problemas de concentração e memória chamados de "fibro névoa".       

Não se sabe ao certo o que provoca a fibromialgia. Qualquer pessoa pode contraí-la mas é mais frequente em mulheres de meia-idade. Pessoas com artrite reumatóide ou outras doenças auto-imunes são particularmente susceptíveis de vir sofrer de fibromialgia. Não existe cura mas com medicação é possível aliviar os sintomas. Dormir o suficiente e exercício físico também podem ajudar.

Gota (artrite úrica)

A gota é uma forma comum e dolorosa de artrite. Provoca inchaço, vermelhidão, calor e rigidez das articulações. A gota surge devido à acumulação de ácido úrico no sangue. Tal acontece se o organismo produzir mais ácido úrico do que aquele que consegue eliminar, ou ainda se ingerir demasiados alimentos ricos em purinas, tais como fígado e feijões secos. Um outro problema com sintomas similares e muitas vezes confundida com a gota é a pseudo-gota, mas é causada pelo fosfato de cálcio e não pelo ácido úrico.

Frequentemente é no dedo grande do pé que surgem os primeiros sinais de gota. Também pode atacar os tornozelos, calcanhares, joelhos, pulsos, dedos e cotovelos.              

Têm mais probabilidade de vir a contrair gota:

Homens;

Familiares de pessoas com gota;

Consumidores de álcool.


No início, as crises de gota melhoram em poucos dias. Com o passar do tempo essas crises vão-se tornando maus duradoras e frequentes. A acumulação de ácido úrico também é responsável pelo desenvolvimento de pedras nos rins. Deixar a gota sem devido tratamento provoca danos permanentes nas articulações e nos rins. O tratamento convencional faz-se com recurso a medicação.


Osteoartrose

A osteoartrose é a mais comum das formas de artrite. Provoca dor, inchaço e reduz a capacidade de movimento das articulações. Pode surgir em qualquer articulação, mas normalmente afecta em especial as mãos, joelhos, ancas e coluna.             

A osteoartrose desfaz a cartilagem das articulações. A cartilagem é um tecido macio e escorregadio que cobre as extremidades dos ossos numa articulação. A cartilagem saudável absorve os choques dos movimentos. Quando se perder cartilagem, os ossos raspam directamente entre si. Com o passar do tempo esse raspar provoca danos permanentes na articulação. Alguns factores que podem provocar ou piorar a osteoartrose incluem:

Excesso de peso

Envelhecimento

Acidente ou lesão numa articulação


As terapias convencionais para aliviar a dor e melhorar a funcionalidade da articulação afectada incluem o exercício físico, controlo de peso, descanso, analgésicos e cirurgia. Terapias alternativas também podem ajudar.

 

Osteoporose

A osteoporose torna os ossos mais fracos e com maior probabilidade de fractura. Qualquer pessoa pode desenvolver osteoporose mas é mais comum nas mulheres de idade avançada. É possível que metade de todas as mulheres e um quarto dos homens com mais 50 anos venham a sofrer uma fractura devido à osteoporose.

Os factores de risco incluem:

Envelhecimento;

Estatura e peso baixos;

Ter familiares com osteoporose;

Tomar certos medicamentos;

Mulheres brancas ou asiáticas;

Sofrer de osteopenia, baixa massa óssea.


A osteoporose é uma doença silenciosa. Pode não dar qualquer sinal até que ocorra uma fractura. A melhor maneira de testar a saúde dos ossos consiste em fazer um teste para medir a sua densidade. Uma dieta rica em cálcio e vitamina D, exercício físico e não fumar são alguns dos hábitos que ajudam a manter os ossos saudáveis. Em caso de maior necessidade o uso de alguns medicamentos pode ajudar.

 

Fracturas

Uma fractura é uma quebra, normalmente num osso. Se o osso partido perfurar a pele chama-se fractura exposta. As fracturas ocorrem, habitualmente, em resultado de acidentes motorizados, quedas, lesões desportivas. Outra causa possível é a osteoporose, que provoca o enfraquecimento dos ossos. Excesso de esforço pode provocar fracturas de stresse, que são pequenas fissuras ou rachas do osso.

Os sintomas de uma fractura são:

Membro ou articulação fora do sítio ou com forma anormal;

Inchaço, hematoma ou sangramento;

Dor intensa;

Dormência e formigueiro;

Mobilidade reduzida ou totalmente impossível de um membro.


Uma situação de fractura necessita de cuidado médico imediato. É possível que seja preciso aplicar gesso ou uma tala. Por vezes é necessário recorrer à cirurgia para colocar placas, porcas e parafusos, para manter o osso no sítio e posição certas


Contracturas Musculares

A contractura muscular ocorre quando o músculo se contrai de maneira incorrecta e não volta ao seu estado normal de relaxamento. Isso pode acontecer após um exercício muito forte ou quando um indivíduo está muito tenso, vivendo situações de stresse e cheio de preocupações.

A contractura pode ser sentida quando se coloca a mão sobre o músculo e nota-se uma parte mais dolorida e dura, como se fosse uma bolinha ou um nódulo. Esse tipo de lesão muscular é muito comum em quem passa muito tempo a trabalhar em escritórios na mesma posição por muito tempo e, geralmente, não pratica nenhuma actividade física de forma regular.

Contractura muscular nas costas

A contractura muscular nas costas pode ser tratada com a aplicação de uma bolsa de água quente sob o local afectado, durante 20 minutos, de 2 a 3 vezes ao dia. Massagens específicas realizadas directamente sobre a contractura são capazes de diminuí-la e até mesmo de eliminá-la completamente em poucos minutos, embora em alguns casos, isto possa provocar alguma dor.

Pode-se evitar a formação de contracturas nas costas, pescoço e ombros ao adoptar uma postura correta e ao praticar algum tipo de actividade física, que além de fortalecer os músculos, irá aliviar o stresse e a tensão acumulada. Bons exemplos são a natação e o Pilates.

Tratamento para contractura muscular

O tratamento para contractura muscular é feito através de massagens que dissolvam o nódulo formado e que melhoram o aporte sanguíneo local, uso de bolsas de água morna e, por vezes, fisioterapia. Esta última é mais indicada para casos graves, onde as contracturas são grandes, muito dolorosas ou em grande número, diminuindo a qualidade de vida do indivíduo.

 

Distensão e Ruptura Muscular

A distensão muscular, ou estiramento muscular, ocorre quando um músculo se estica demais, gerando a ruptura de algumas fibras musculares, ou de todo o músculo envolvido. Este tipo de lesão costuma ocorrer quando os músculos encontram-se sob esforço. Jogar futebol e levantar um peso são exemplos disso.

A distensão muscular varia de acordo com a gravidade, elas podem ser classificadas em:

Ligeira: Provoca dor e rigidez durante o movimento e dura alguns dias;

Moderada: Provoca pequenas lacerações musculares, inchaço e a dor é mais extensa, durando de uma a três semanas;

Grave: O músculo fica lacerado ou sofre ruptura, podendo haver hemorragia interna significativa, inchaço e calor em volta do músculo, podendo haver perda da função.

Tratamento para distensão muscular

O tratamento para distensão muscular é feito com repouso do membro afectado, uso de medicamentos anti-inflamatórios, uso de gelo e fisioterapia. A fisioterapia deve ser iniciada o quanto antes para garantir o retorno às actividades diárias o mais rápido possível.

Em caso de distensão muscular, o que se deve fazer imediatamente é colocar uma bolsa de gelo envolvida numa toalha fina, por aproximadamente 20 minutos, e procurar auxílio médico a seguir.

 

Dores Reumáticas

Dores reumáticas são as que resultam da degradação do sistema músculo esquelético sem que tenham tido origem em quedas ou em traumas.

As dores reumáticas podem ser localizadas, artrites ou artroses, ou, quando surgem nas costas ou generalizadas, as dores reumáticas estão relacionadas com a osteoporose.

Factores de risco das dores reumáticas

  • Idade
  • Obesidade
  • Sedentarismo
  • Tabaco
  • Álcool em excesso
  • Ingestão excessiva de medicamentos
 

 

Entorse, luxação

A luxação é deslocamento da articulação do corpo. É o popular ''tirar o ombro do lugar'', mas ela pode acontecer em qualquer articulação, dependendo do tipo de trauma: quadril, articulações dos dedos, cotovelo, joelho, tornozelo e até na coluna.      

Luxação é uma urgência médica e a articulação deve ser ''reduzida'' (colocada de volta no lugar) o quanto antes possível pelo ortopedista. Essa redução pode ser feita no pronto-socorro com anestesia local, sedação leve ou até mesmo no centro cirúrgico do hospital. Em toda luxação existe lesão das estruturas que protegem e estabilizam as articulações (cápsula articular, ligamentos), por isso depois de reduzidas devem ser imobilizadas por um determinado período até sua total cicatrização. 

Entorse é uma torção da articulação. Ocorre geralmente por traumas torcionais leves em que a articulação sai um pouquinho do lugar e volta (reduz) naturalmente na mesma hora. As estruturas que envolvem a articulação são lesadas de modo leve, embora possa haver entorses mais graves em que ocorre o total rompimento de ligamentos. É fundamental a avaliação pelo especialista pois o rompimento pode causar instabilidade e problemas mais graves no futuro, como entorses de repetição e artroses. 

Já a contusão é uma lesão causada por um trauma directo em qualquer região - não necessariamente uma articulação. Um bom exemplo é aquela joelhada ou chute na coxa durante uma actividade física. Ela causa lesão de graus variáveis das partes moles e pode ocasionar dor, inchaço, inflamação, aumento da temperatura local e formação de hematoma. É muito importante descartar a presença de fractura.

 

 


Contactos

Holosmassagem - Carlos Manuel Silva

Rua Cláudio Nunes 67 - c/v esq.
Lisboa
1500-175


961646959


Crie o seu site grátis Webnode