Reflexologia

“ Nenhum outro órgão sensitivo consegue tocar o mundo ao seu redor,  sentí-lo, percorrê-lo e manipulá-lo, como os pés e as mãos.”

 

A reflexologia nasceu na China há cerca de 5000 anos. Ela foi provavelmente praticada por vários povos, entre os quais os egípcios. No entanto foi no início do século XIX que a reflexologia tornou-se mais conhecida no Ocidente.

O nome reflexologia vem de pontos reflexos, aqueles em que são aplicadas pressões específicas durante a terapia. Os pés representam uma espécie de microcosmo do corpo, ou seja, todos os órgãos, glândulas e outras partes do organismo estão refletidos nos pés.  Esse fenômeno também se repete na íris do olho, na orelha e nas mãos. Nos pés porém os reflexos são bem mais fáceis de localizar por que cobrem uma área maior, tornando possível aplicar pressão em pontos específicos com precisão.

Os nossos pés são fundamentais para a manutenção da nossa saúde e do bem-estar, e podem fornecer informações preciosas sobre o estado geral do organismo. É esse o campo de estudo e trabalho da reflexologia  podal, uma forma de massagem terapêutica nos pés capaz de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças, equilibrando não só o corpo todo mas também a mente e as emoções.

Segundo a medicina tradicional indiana (Ayurveda), a medicina tradicional chinesa e outras tradições orientais, existe uma energia vital que forma tudo o que existe no mundo. Quando essa energia está em harmonia no corpo, o indivíduo encontra-se saudável. Quando há desequilíbrio, ocorre o mal-estar. O maus hábitos da vida contemporânea (má alimentação, sedentarismo, tabagismo, etc) ao longo do tempo podem aparecer em forma de doença.

A reflexologia é um dos instrumentos para restabelecer, de forma natural, o equilíbrio do ser humano. Fazendo pressões com as mãos em determinados pontos dos pés é possível provocar mudanças fisiológicas no corpo uma vez que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado.

A reflexologia trabalha com pontos de acupuntura e com os meridianos, mas apenas com aqueles existentes nos pés. Seis meridianos passam pelos pés, mais especificamente entre os dedos, ligando-os a outras partes do corpo. Segundo a fisioterapeuta  Eunice Ingham, a primeira reflexologista do Ocidente, a massagem terapêutica dos pés consegue eliminar bloqueios ao longo dos meridianos, estimulando o fluxo livre da energia vital e reequilibrando todo o sistema. 

            A reflexologia provoca algumas alterações no corpo, dentre elas:

a)      Relaxa o corpo;

b)      Descontrai os músculos;

c)      Melhora a circulação sanguínea, facilitando o transporte de oxigénio e  

       nutrientes e a limpeza de toxinas celulares.

d)     Estimula a produção hormonal de endorfinas, que funciona no

       organismo como uma espécie de analgésico contra sensações de dor.

e)      É muito eficiente no combate ao stresse e seus efeitos maléficos.

 

Há algumas contra-indicações para a aplicação da reflexologia:

-          Caso de trombose ( pois a massagem pode deslocar o coágulo sanguíneo);

-          Diabetes (especialmente se o paciente utilizar insulina)

-          Gravidez;

-          Fracturas ou lesões;

-          Varizes expostas;

-          Pacientes cardíacos com pacemaker;

-          Dermatites.

 

A acção da reflexologia pode ser muito benéfica em alguns tipos de problemas de saúde descritos a seguir:

Dores de Cabeça 

Coluna Vertebral

Vista Cansada

Tensão Arterial 

Ciática

Prisão de Ventre

Ansiedade

Tensões 

Artrite

Asma

Cálculos renais 

Colesterol alto

Constipação 

Cordas Vocais

Costas - Rigidez e dores

Digestão 

Enxaquecas

Equilíbrio do Cálcio

Fadiga

Fígado

Gases

Hipertensão

Inflamações

Peso - excesso ou falta de peso

 

 

Contactos

Holosmassagem - Carlos Manuel Silva

Rua Cláudio Nunes 67 - c/v esq.
Lisboa
1500-175


961646959


Crie o seu site grátis Webnode